Site icon Super Econômica

Como ter mais produtividade – Resumo do livro Produtividade Para Quem Quer Tempo

Resumo do livro Produtividade Para Quem Quer Tempo 1

 

No artigo de hoje, vamos falar sobre um assunto que está diretamente ligado à quanto dinheiro você faz no seu dia: como ter mais produtividade.

O livro Produtividade Para Quem Quer Tempo

Recentemente, estava lendo o livro Produtividade Para Quem Quer Tempo do Geronimo Theml, que é uma pessoa que eu gosto bastante, e absorvi várias ideias excelentes do livro. Quando nos referimos a livros de desenvolvimento pessoal, geralmente, temos que ser muito seletivos para encontrar materiais verdadeiramente relevantes e esse livro, definitivamente, é um dos trigos entre os joios.

Geronimo é bem ativo no Youtube e no Instagram, produzindo conteúdo nessas plataformas digitais. Por causa disso, várias falas que encontramos no livro são familiares do seu conteúdo em vídeo. Mas, o livro conseguiu colocar tudo em perfeita ordem e nos entregar um material bem completo sobre como produzir mais.

Nesse artigo, vou fazer um pequeno resumo dos pontos mais importantes que eu achei no livro e esquematizar alguns dos pensamentos do Geronimo.

A história que você quer contar

O livro começa com uma observação muito interessante sobre o tipo de vida na qual queremos viver e nos sentirmos orgulhosos em contar quando estivermos mais velhos. Para conseguir separar as atividades realmente importantes para a nossa vida, temos que saber quais histórias queremos contar. Ou seja, precisamos saber qual a nossa paixão, nosso caminho, nosso objetivo de vida.

Os 4 elementos essenciais para a felicidade

Para isso, Geromino lista os 4 elementos essenciais para a felicidade, que são a realização pessoal, a realização profissional, a realização financeira e o equilíbrio entre essas três.

A realização pessoal tem a ver com o sentimento de propósito de vida. Ou seja, sobre se já descobrimos o que nos faz feliz, e o que nos deixa com uma sensação de que estamos completos ou realizados fazendo aquilo. Esse elemento fornece paz e uma sensação de gratidão.

A realização profissional é relacionada a qualquer atividade profissional que nos sentimos bem ao realizá-la. Essa realização não exclui nenhuma atividade, desde cuidar dos filhos, fazer doces ou abrir um negócio online, tudo pode ser considerado com uma realização profissional se nos sentimos bem fazendo aquilo.

A realização financeira envolve as conquistas materiais que sonhamos para a nossa vida. Como as outras duas, essa realização vai depender de pessoa para pessoa, por exemplo, existem pessoas que sonham em ter um casa própria, outras sonham em ter dinheiro o bastante para viajar pelo mundo, e outras sonham em ter um carro zero. Se conhecer e saber o que realmente você deseja é um passo muito importante aqui. Mas, é bom ter em mente que a realização financeira vai mudar com o tempo, e isso é totalmente normal.

Quer saber como economizar mais e pagar suas dívidas de forma rápida? Temos um guia completo sobre o assunto.

O equilíbrio é o fator determinante para se sentir feliz nessas 3 realizações. Como sempre, a questão do equilíbrio é bem particular. Aqui podem estar inclusos o tempo com você mesmo para ler um livro ou fazer exercícios ou tempo com familiares e amigos. É importante reservar a quantidade de tempo na proporção de importância para você.

Tipos de tarefas

Após termos em mente o caminho ou o “mapa” que queremos que nossa vida siga, devemos listar as tarefas que nos levarão para esse caminho. No entanto, no dia a dia, encaramos várias tarefas obrigatórias e não obrigatórias que consomem nosso tempo. É nesse ponto que o livro tem uma sacada genial. Para Geronimo, existem 4 tipos de tarefas:

Tarefas de Produção com Margem

Nas palavras do próprio Geronimo as “Tarefas de Produção são aquelas que levam você na direção da construção dos seus sonhos”. Nessas tarefas de produção, o sentimento que temos ao completá-las é que vai diferenciar uma da outra. Principalmente, as tarefas de produção com margem, que por terem um tempo específico para terminarmos, ao finalizá-las nos sentimos como se tivéssemos dando mais um passo em direção ao nosso sonho. Alguns exemplos dessas tarefas são: terminar a monografia da faculdade, passar em uma prova importante e etc. Elas geram motivos para comemorarmos e nos fornecem uma sensação de vitória.

Tarefas de Produção sem Margem

Já as Tarefas de Produção sem Margem são aquelas tarefas importantes e que vão nos ajudar a atingir nossos objetivos mas eles podem ser terminadas a qualquer momento, não tendo, assim, uma data obrigatória de término (algumas tarefas com margem, podem virar sem margem se não respeitarmos a data limite). As tarefas de produção sem margem proporcionam um sentimento de alívio, mas logo após terminadas já começamos a pensar nas próximas tarefas. Assim, não há necessariamente um tempo para curtirmos a realização de mais uma vitória. Como Geronimo fala “a sensação é a de que apagou um incêndio e ainda precisa correr para o próximo”.

Tarefas de Ocupação Obrigatórias

Essas tarefas são aquelas que precisam ser feitas, mas não necessariamente vão nos ajudar a atingir nossos objetivos de vida. Dentre elas estão pagar contas, responder emails, fazer faxinas, e etc.

Tarefas de Ocupação Dispensáveis

Segundo o autor, essas tarefas são as que mais roubam nossa produtividade. E elas nem precisam ser feitas! Alguns exemplos dessas tarefas são: checar as redes sociais, assistir TV, ler mensagens em grupos inúteis de whatsapp, ler emails inúteis e etc.

Geronimo propõe que para termos uma produtividade nível A e conseguirmos otimizar nosso tempo, devemos nos concentrar nas Tarefas de Produção com Margem e uma parcela menor nas Tarefas de Produção sem Margem (tentando não deixar as tarefas de produção com margem virarem tarefas de produção sem margem) e por fim reservar um tempo específico em um dia da semana para resolver TODAS as Tarefas de Ocupação Obrigatórias de uma única vez, se for possível.

Nem é preciso dizer que as Tarefas de Ocupação Dispensáveis devem ser eliminadas da nosso rotina ou ao menos reservadas para um momento bem breve.

Reflexão sobre as tarefas

Aqui também vai uma reflexão bem breve sobre o tempo que utilizamos para “descansar” depois de um dia longo de trabalho ou de horas passadas fazendo uma atividade. Nessas horas, costumamos nos sentar para assistir um vídeo ou apenas ficar olhando as redes sociais. Mas será que essas atividades fazem com que realmente nos sentimos relaxados?

Muitas vezes só parar um momento, fechar os olhos ou pensar sobre o dia pode ser um momento de descanso bem mais agradável. Claro que já estamos tão acostumados a pegar o celular e ficar vendo as fotos no Instagram ou feeds no Facebook que nem percebemos isso. Mas um hábito, assim como pode ser criado, também pode ser apagado de nossa rotina.

O importante aqui também não é tentar tirar qualquer sombra de redes sociais de uma hora para outra de sua vida, mas pouco a pouco ir diminuindo o tempo nesses sites e aproveitando mais esse momento para relaxar verdadeiramente. Esse pode ser o primeiro passo para ser uma pessoa mais produtiva.

Conclusão

O assunto produtividade é um tema muito falado hoje em dia, mas pensarmos o porquê de ser mais produtivos pode ser uma boa reflexão sobre o que mais prezamos em nosso vida. Ter mais tempo para viver e fazer o que gostamos me parece um bom motivo para começarmos a sermos mais produtivos.

Gostou do artigo de hoje? Já leu o livro Produtividade para quem quer tempo? Comente aqui embaixo!

Leia também nossa última review do livro da Suno: o Guia Suno Dividendos.

Obrigada!

Exit mobile version