Tela de computador com vários preços

 

Uma das decisões mais difíceis que tive que tomar quando comecei a trabalhar pela internet foi em relação a precificação dos meus produtos digitais. Por isso, no artigo de hoje, vou falar um pouco sobre como definir o melhor preço para seus produtos digitais.

Como precificar produtos digitais

Produtos digitais como cursos, livros no formato kindle, workbooks, planilhas etc são diferente de produtos físicos pela sua essência intangível. Fica relativamente mais fácil precificar um celular ou um artigo de decoração, mas quando vendemos nossa propriedade intelectual fica mais difícil ter certeza qual valor escolher.

Gosto de utilizar as ideias dos autores Tim Ferriss e Roger Dawson para fazer essa decisão. Os autores trabalharam com o conceito de preço prêmio.

Esse conceito funciona da seguinte maneira: quando escolhemos um produto, queremos que ele seja bom. Muitas vezes, produtos bons são mais caros por entregarem mais valor.

Para nós, vendedores, não adianta nada baixar o preço mais e mais para bater a concorrência. A audiência não está interessada no preço, ela está interessada na qualidade.

Roger Dawson ainda afirma que os consumidores querem pagar mais por um produto, pois esse excedente é uma característica que o produto é de qualidade.

A qualidade do produto

Mas atenção, se esforce para ter certeza que seu produto está resolvendo o problema no nicho que você está almejando alcançar. Se coloque no lugar do consumidor e identifique quais possíveis dúvidas consumidores desse nicho específico estão tendo.

Ajuda muito se você estiver incluído(a) no nicho do seu produto. Por exemplo, eu adoro ler sobre finanças e descobrir como investimentos funcionam. O conteúdo que escrevo em meus livros foram dúvidas que eu tinha no passado e que pesquisei e encontrei as respostas.

Foi assim que eu escrevi meu livro sobre fundos imobiliários. Na época que comecei a investir quase não existiam informações sobre esse investimento. Eu queria saber mais, por isso pesquisei e encontrei respostas para meus problemas. Depois descobri que outras pessoas também tinham dúvidas e decidi escrever o livro.

Muitas vezes, sua dúvida é a dúvida de milhões de pessoas.

Com a consciência que meu produto se propõe a passar o conteúdo que eu desejaria consumir, tenho a confiança na hora de precificá-lo.

Precificando produtos

Para decidir o preço dos meus produtos digitais, primeiramente gosto de verificar profissionais que admiro que estejam fazendo produto parecidos com os meus e que estejam tendo sucesso. Como escrevo livros no formato kindle sobre investimentos, uma das empresas que faz algo parecido é a Suno. Como sou consumidora dos livros deles conheço a qualidade do produto.

A partir desse ponto de referência faço comparações entre as características quantitativas e qualitativas do produto deles e do meu. 

Com relação às características quantitativas, em livros posso ver a quantidade de folhas, já em cursos posso ver quantas horas são disponibilizadas. 

Com relação à qualidade, observo se o meu produto está respondendo dúvidas tão relevantes quanto as deles. Além disso, observo se a linguagem está clara e de simples acesso.

Passar conteúdo com uma linguagem simples deve ser a meta de todo(a) produtor(a) de conteúdo, afinal queremos que qualquer pessoa que compre nosso produto consiga entender de forma clara a nossa mensagem.

Assim, depois dessa análise, posso identificar se meu produto está melhor, na mesma faixa, ou com menos valor do que minha referência. 

Se estiver melhor você pode cobrar um valor a mais do que sua referência. Se a qualidade estiver bem parecida, não é uma má ideia copiar o preço do seu referente de sucesso.

Caso seu produto esteja com um qualidade menor, aconselho identificar os pontos fracos e melhorá-los para que você possa cobrar no mínimo o preço do seu referente de sucesso.

Esse melhoramento do produto vai ser feito também no decorrer do tempo, com o feedback dos consumidores. Aconselho ler os feedback de forma regular e tentar melhorar seu produto cada vezes mais. Mas não se preocupe, isso pode acontecer depois que ele for lançado também. Afinal, você quer quer seu produto dure bastante tempo.

Conclusão 

Essas foram minhas dicas para precificar produtos digitais. Adquiri essa estratégia no decorrer do tempo, logo você também vai obter seus próprios princípios de precificação baseados na sua experiência e na experiência de outras pessoas também. O importante é começar a fazer o que você quer fazer, depois você faz as modificações necessárias.

A ordem certa é preparar, atirar e apontar! 

Gostou do artigo de hoje? Comente aqui embaixo!

Obrigada.

By Anna Kesya Lima

Acredita que o planejamento e a educação financeira podem fazer com que qualquer meta de vida seja alcançada. Busca difundir a administração de dinheiro de forma simples e eficaz através de investimentos.