Bandeira do Canadá sacudindo com o vento

 

Brasileiros que imigram para o Canadá têm que se acostumar a diversas diferenças culturais, uma delas é em relação aos investimentos.

Como investir no Canadá (para residentes permanentes) 

Considerando a forma de investir, é relativamente mais fácil investir no Canadá, por conta da facilidade dos investimentos financeiros.

Na bolsa de valores de Toronto são negociados diversos ETF (Exchange Trade Funds). Esses fundos são como cestas com vários investimentos dentro. Normalmente, ETFs são investimentos passivos, ou seja, não existe um gestor que faz a escolha dos investimentos dentro de um ETF. Em vez disso, eles seguem um índice como o S&P500, Dow Jones, TSX (índice de ações canadenses) etc. Por não possuírem gestores, a taxa de administração desses fundos é muito baixa, fazendo com que o nosso ganho de capital seja mais alto.

Existem várias empresas de investimentos que estruturam ETFs, as mais conhecidas são a Vanguard e a iShares.

Os tickers dos ativos também são diferentes na bolsa canadense, por exemplo se você quiser investir em ETF da Vangard Canada All Cap Index, vai ter que inserir o ticker VCN.TO. Esse formato de tickers é bem diferente da que temos do Brasil, que é de quatro letras e um número.

O “.TO” do ticker é o indicador de que esse investimento é negociado na bolsa de Toronto. Normalmente, esses ETFs são os mesmos negociados nas bolsas dos Estados Unidos, mas sem esse “.TO”.

Acabou de chegar no Canadá como residente permanente e quer começar a investir em seu novo país? Temos um guia completo para iniciantes.

Contas sem impostos

O governo Canadense oferece duas principais contas sem cobrança de imposto para os cidadãos canadenses e residentes permanentes. Elas permitem que todos os investimentos feitos dentro delas sejam livres de imposto, ou seja, não são cobrados impostos para renda e ganhos de capital feitos dentro dessas contas.

Lembrando que diferentemente do Brasil, no Canadá os dividendos sofrem taxação entre 25% a 29% dos ganhos. Mas embora os dividendos não sofram desconto de imposto aqui no Brasil, eles são taxados pela B3 – a bolsa de valores brasileira.

As duas principais contas sem taxação de impostos são a TFSA e a RRSP.

TFSA (Tax Free Savings Account)

O TFSA é uma conta isenta de impostos pensada para incentivar os canadenses a terem uma reserva de emergência. Embora tenha o nome de Savings Account (conta poupança), o TFSA não é bem uma conta poupança como temos aqui no Brasil. Ele é uma conta de investimentos com um limite máximo de contribuição.

Explicando melhor, quando você abre um TFSA você pode investir em ações, REITs, ETFs, bonds, quase qualquer produto financeiro. Assim, ela não é apenas uma conta bancária que você coloca seu dinheiro e ele fica rendendo, como na nossa poupança.

O governo canadense apresentou essa conta em 2009 para incentivar as pessoas a economizar dinheiro.

Todos os ganhos que você tiver com os investimentos no seu TFSA serão livres de impostos. Mas, apesar dos dividendos serem livre de imposto de investindo através de um TFSA, se você possuir ações de uma empresa americana, esses dividendos americanos são sujeitos a 15% de imposto.

Essa conta apenas pode ser aberta por pessoas que têm 18 anos ou mais e os limites de contribuição são fixos a cada ano. A tabela de contribuição para cada ano foi a seguinte:

Ano Valor
2009 5.000,00
2010 5.000,00
2011 5.000,00
2012 5.000,00
2013 5.500,00
2014 5.500,00
2015 10.000,00
2016 5.500,00
2017 5.500,00
2018 5.500,00
2019 6.000,00

Esses valores indicam as contribuições máximas que uma pessoa pode fazer naquele ano. Esse montante é elevado periodicamente considerando a inflação. Apenas em 2015 eles quiseram aumentar mais o valor anual, porém parece que isso não funcionou e eles voltaram para o valor de 5.500,00 dólares canadenses (CAD).

Com um TFSA, você pode retirar dinheiro da sua conta qualquer hora sem ter impostos exercidos naquele valor. E um dos pontos mais vantajosos é que o valor que você retirou da conta é acrescentado no seu limite anual do próximo ano, ou seja, se nesse ano você tirou CAD 1000 do seu TFSA, próximo ano você vai poder contribuir com o limite máximo do ano mais CAD 1000.

Outro fato importante é que esse dinheiro que você investe através de um TFSA não vai servir para a redução dos impostos que você paga no seu salário. Mais adiante vamos ver como isso funciona no RRSP. Grosso modo, se você receber CAD 50.000 por ano e pagar  CAD 10.000 de imposto. O que você vai poder investir serão os CAD 40.000,00 restantes. Não vai haver redução nos seus impostos.

Por fim, você pode abrir TFSAs em vários bancos ou corretoras diferentes no Canadá, mas o limite dessas contas será combinado no cálculo do limite máximo daquele ano.

RRSP (Registered Retirement Savings Plan)

O RRSP, por sua vez, é uma conta de aposentadoria registrada pelo governo canadense. Podemos dizer que o TFSA foi pensado para ser uma reserva de emergência e o RRSP uma conta para financiar a aposentadoria.

Ela também é livre de imposto, mas sua contribuição limite está relacionada à renda da pessoa, ou seja, o quanto uma pessoa ganha anualmente.

Uma das maiores vantagens do RRSP é que a quantidade de dinheiro que você investe através dessa conta é reduzida do seu imposto de renda. Anualmente, canadenses devem pagar imposto sobre seu salário, mas se você contribuiu para seu RRSP você vai poder pagar menos imposto.

Como aqui no Brasil, a cada salário que recebemos, o governo pega uma parte para ele, ou seja, cobra impostos sobre aquele salário. No Canadá essa cobrança é diferente de província para província.

Para exemplificar, vamos dizer que uma pessoa tem um salário anual de CAD 30.000. O governo vai cobrar imposto no decorrer do ano sobre esse valor. Porém, se essa pessoa contribuiu CAD 5.000 em um RRSP sua renda tributável passa de CAD 30.000 para CAD 25.000. Assim, se o governo da sua província cobrar 20% do seu salário anual (CAD 30.000), você teria que pagar CAD 6.000 em impostos, porém se você contribuiu CAD 5.000 para o RRSP,  você terá que pagar 20% de CAD 25.000, ou seja,  CAD 5.000. Uma redução de CAD 1.000 em impostos.

Importante dizer que você nem precisa investir em algo para ter essa redução. Se você simplesmente transferir esse dinheiro para seu RRPS você já vai ter essa redução de impostos.

Porém, se você resgatar dinheiro do seu RRSP ele vai aumentar sua quantidade de renda tributável. Usando o exemplo dos CAD 30.000, se você retirar CAD 5.000 o governo vai tributar sua renda em CAD 35.000.

A ideia aqui é fazer com que as pessoas contribuam para aposentadoria quando ainda estão jovens e, teoricamente, nos seus anos mais produtivos. Assim, quando elas se aposentarem podem tirar proveito daquele dinheiro. 

Lembrando que aposentados pagam menos impostos quando retiram dinheiro do RRSP. Quando uma pessoa completa 71 anos, seu RRSP é convertido para um RRFI (fundo de renda para aposentadoria) que é uma conta que você pode tirar dinheiro pagando menos impostos.

Além disso, você pode usar CAD 35.000 do seu RRSP sem pagar imposto caso você queira se registrar para o Home Buyer’s Plan. Esse plano permite que você tire dinheiro para comprar ou construir sua primeira casa. Você não paga imposto para tirar esse dinheiro, porém você deve repor a soma na sua conta em até 15 anos. É como se fosse um empréstimo de você para você mesmo.

Em 2019, o limite de contribuição do RRSP foi 18% da renda auferida na declaração de imposto no ano anterior, com contribuição máxima de CAD 26.500.

Assim, se você teve o salário anual de CAD 30.000 em 2018, você vai poder colocar em seu RRSP em 2019 CAD 5.400. Assim, como o TFSA, se você não contribuir seu limite máximo no ano, ele vai acumular como o limite do próximo ano.

Você também pode verificar quanto você pode contribuir acessando o My Account for Individuals, no site do governo canadense. O My Account Individuals é um portal para visualizar o imposto de renda, ter informações sobre benefícios e para gerenciar seus negócios tributários.

Importante dizer que caso você contribua para algum plano de pensão através do seu trabalho, esse valor também vai entrar nos 18% de contribuição máxima. Assim, o plano de pensão vai valer como se fosse um RRSP.

Tanto em um TFSA quanto em um RRSP, o que vai contar como contribuição é o dinheiro que você deposita na conta. Logo, se você tiver algum ganho de capital aquele dinheiro não vai afetar seu limite de contribuição.

Por exemplo, se você investiu CAD 5.000 em ações pelo seu RRSP e essas ações subiram para CAD 10.000, seu limite continua o mesmo.

Mas é importante mencionar uma coisa, quando você tira dinheiro do seu RRSP você perde aquele espaço. Não é igual ao TFSA que você pode adicionar o mesmo valor no ano seguinte.

Se você já contribuiu o máximo que essas duas contas proporcionam, você pode abrir uma conta de dinheiro (Cash Account) que é uma conta de investimentos normal. Todo o ganho de capital feito através dessa conta vai ser taxado pelas leis canadenses. 

Conclusão 

Investir no Canadá é simples, apenas devemos conhecer as ferramentas disponíveis. Nesse artigo, vimos que podemos investir de forma passiva usando ETFs. Além disso, podemos nos utilizar de contas livre de imposto, como o TFSA e o RRSP para aumentar nosso ganho de capital.

Gostou do artigo de hoje? Comente aqui embaixo!

Obrigada. 

By Anna Kesya Lima

Acredita que o planejamento e a educação financeira podem fazer com que qualquer meta de vida seja alcançada. Busca difundir a administração de dinheiro de forma simples e eficaz através de investimentos.