mika baumeister Wpnoqo2plFA unsplash

 

Quando você está construindo seu patrimônio, é importante acompanhar seu progresso, mas uma coisa que é muito prejudicial é se comparar com os outros.

Quando li a biografia de Warren Buffett, A Bola de Neve, comecei a comparar seu progresso com o meu. Quando Warren tinha 21 anos, ele tinha $ 20.000 e aos 26, ele acumulou $ 140.000. É totalmente impossível acompanhar isso. Então decidi desistir dessa insanidade e resolvi então me comparar com alguém mais parecido comigo: eu mesma!

É muito mais produtivo se comparar com sua versão anterior porque você pode ver seu progresso claramente. Usando uma planilha, tomei nota do crescimento do meu patrimônio a cada mês, adicionando tudo que havia poupado e investido. No final do ano, compararia meu patrimônio atual com o número que tinha há 12 meses atrás. O progresso foi claro e minha motivação ficou mais forte do que nunca.

Então, se eu pudesse te dar um conselho sobre como ser um bom investidor ou uma boa investidora é isso: se compare apenas com você mesmo(a) e mantenha um registro escrito dessa comparação (uma tabela no Excel, por exemplo). Ao fazer isso, você pode ver claramente seu progresso e manter sua motivação para continuar.

By Anna Kesya Lima

Acredita que o planejamento e a educação financeira podem fazer com que qualquer meta de vida seja alcançada. Busca difundir a administração de dinheiro de forma simples e eficaz através de investimentos.