florian wehde 1LaUP9zVNhk unsplash scaled

Brasileiros possuem diversas formas de investir em REITs (Real Estate Investment Trusts). No artigo de hoje vamos conhecer algumas dessas formas.

Como investir em REITs no Brasil

BDRs

Uma forma de investir em REIT por meio da bolsa de valores brasileira é comprando BDRs (Brazilian Depositary Receipts).

BDRs são recibos de ações estrangeiras negociados na bolsa de valores. Até o meio do ano de 2020, a maioria das BDRs eram direcionadas para investidores qualificados, aqueles que têm mais de 1 milhão em investimentos. Felizmente, a CVM abriu as portas desses investimentos para o público em geral em Setembro de 2020. Agora qualquer pessoa pode negociar BDRs.

Atualmente existem mais de 15 BDRs de REITs. A maioria desses ativos são de grandes empresas imobiliárias do mercado Americano, como o Simon Properties, que é um REIT de lajes corporativas.

Quer aprender a escolher os melhores REITs? Temos um livro completo sobre o assunto!

Como citei anteriormente, BDRs são negociadas na bolsa de valores brasileira (B3) por um preço por volta de 100 reais. 

Como esses investimentos não são ações em si, mas sim certificados de ações, devemos pagar uma pequena taxa para a empresa que estrutura as BDRs. Assim, quando um REIT paga dividendos, quem tem BDR desse REIT recebe 65% dos dividendos pagos: 30% vai para o governo americano em forma de imposto e 5% é recolhido pela empresa que estruturou a BRD. 

ETFs

Uma maneira indireta de investir em REITs é comprando ETFs. Em 2020, o índice S&P 500, contia exatamente 30 REITs.

Como um ETF segue um índice e esse índice contém uma cesta de ações, esse investimento é visto como passivo.

O S&P 500 é o índice das 500 maiores empresas norte-americanas, mas dentre elas apenas 3% são REITs. Dessa forma, quando investimos em um ETF que segue o  S&P, apenas uma pequena parte do nosso patrimônio estará em REITs.

Aqui no Brasil, nós podemos investir no S&P 500 através do ETF IVVB11. Ele é negociado na B3 por volta de 200 reais. Além da pouca exposição a REITs, o IVVB11 não paga dividendos e cobra uma taxa de administração de 0,24% do patrimônio do fundo. Logo, existem várias desvantagens.

Abrir uma conta fora

Outra maneira de investir em REITs enquanto estamos aqui no Brasil é abrindo uma conta no exterior. Atualmente, é bem fácil fazer esse processo e todas as etapas são feitas online.

Além disso, existe uma variedade de corretoras com baixas taxas que podemos escolher como

  •  Passfolio
  • Stake
  • TD Ameritrade
  • Interactive Brokers

 

Existem até corretoras americanas com interface em português, como é o caso da Avenue.

Quando investimos diretas em REITs no exterior temos menos descontos nos nossos dividendos e ganhos de capital, justamente por diminuir o número de intermediários na transação.

A grande desvantagem quando investimos em corretoras estrangeiras é o câmbio. Pagamos uma taxa de IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) e uma taxa de câmbio do banco ou empresa financeira que utilizamos para fazer a remessa internacional. O ideal é esperar até ter um grande montante de dinheiro, para mandar para o exterior. Acho interessante mandar no mínimo 2.000 reais, pois assim pagamos menos taxas.

By Anna Kesya Lima

Acredita que o planejamento e a educação financeira podem fazer com que qualquer meta de vida seja alcançada. Busca difundir a administração de dinheiro de forma simples e eficaz através de investimentos.