jonathan borba vfiFNIi1reU unsplash

As crises econômicas sempre trazem oportunidades para os investidores. Quais são os melhores investimentos para investir com a queda do dólar?

Quem já me acompanha há um tempo, sabe que sou bastante adepta a um plano de investimentos. Eu gosto de pensar em uma carteira que eu possa contar tanto em momentos de crise, quanto em momentos de alta da bolsa de valores.

Atualmente, tenho minha divisão entre: renda variável no Brasil, ETFs no exterior, e renda fixa no Brasil. Essa é a divisão ideal para mim, e acho que ela é a ideal para tempos bons e ruins. 

Atualmente tenho 41% do meu patrimônio no exterior, 25% em renda fixa brasileira e 34% em renda variável no Brasil. Minha meta é de 50% no exterior, 40% na bolsa brasileira e 10% em renda fixa. Com a baixa do dólar, minha porcentagem no exterior caiu bastante, logo meus novos aportes para os próximos meses são em ETFs no exterior. 

Quer começar a investir no exterior? Temos um ebook que explica o passo a passo para você.

Meu percentual de renda variável também caiu um pouco, pois minha meta é 40% da concentração nesses ativos. 

Acho bem mais fácil gerenciar a minha carteira usando essa forma de porcentagem, e ainda acabo comprando na baixa pois sempre estou tentando deixar ela com as porcentagem definidas. Se um investimento baixa, então é hora de rebalancear a carteira comprando mais dele. 

Essa é a carteira que utilizo para o longo prazo, sempre visando aumentar meus aportes. 

Lembrando que essa divisão vai depender do que você quer, como tenho planos de usar minha reserva em renda fixa no curto prazo, mantenho bastante dinheiro nessa modalidade. Mas quem não precisa, pode ter 50-50 em renda variável no Brasil e investimentos no exterior.

Para quem está começando, ter mais em CDBs ou Tesouro Selic é uma decisão mais sensata, pois essa pessoa provavelmente vai ter o patrimônio menor e, em caso de emergências, vai precisar resgatar esse dinheiro. 

By Anna Kesya Lima

Acredita que o planejamento e a educação financeira podem fazer com que qualquer meta de vida seja alcançada. Busca difundir a administração de dinheiro de forma simples e eficaz através de investimentos.