business 5475664 1280

 

Você já ouviu falar em ETFs de pesos iguais? No artigo de hoje vamos falar um pouco sobre esses fundos e discutir sobre o ETF RSP, o maior ETF de pesos iguais do mercado.

Como funcionam os ETFs de pesos iguais americanos?

Normalmente, os ETFs (Exchange-Traded Funds) seguem índices que levam em conta o peso de mercado para balancear seu portfólio. O índice S&P 500, por exemplo, escolhe as empresas por sua capitalização de mercado. Essa capitalização é calculada usando o preço da ação multiplicado pelo número de papéis em circulação. Quanto maior a capitalização, mais peso a empresa tem dentro do índice. Assim, empresas chamadas de “large-cap”, como a Apple, Microsoft, e Amazon, tomam mais espaço na gráfico pizza do S&P.

Entretanto, em ETFs de peso igual, todas as empresas têm o mesmo tamanho na fatia do gráfico, não importa se a empresa é large-cap ou small-cap (empresas com menor capitalização). Embora, por o S&P 500 abranger as 500 maiores empresas americanas, as menores empresas dentro do índice são consideradas mid-cap, ou seja, elas têm um valor de mercado entre 2 a 10 bilhões de dólares.

Quer aprender a escolher os melhores ETFs? Temos um livro completo sobre o assunto!

No mercado americano, existem ETFs que seguem esses dois tipos de índices. Mas é preciso ter em mente embora esses índices tenham o mesmo grupo empresas, seu desempenho é bem diferente, pois o peso de cada empresas dentro dos ETFs são diferentes.

O S&P 500 Equal Weight Index é um dos índice de pesos iguais do mercado americano. Ele pega todas as empresas dentro do S&P e rebalanceia em pesos iguais. Assim, não importa se a empresa está no topo do índice, ou no final, todas terão o peso de 0,2% dentro do S&P 500 Equal Weight.

É possível negociar ETFs que representam o índice S&P 500 tradicional e o índice S&P 500 de pesos iguais. ETFs de pesos iguais precisam ser balanceados, e reequilibrados periodicamente. Isso quer dizer que, eles vendem as ações que se valorizam, e compram ações de tiveram uma queda no período. Basicamente, esses ETFs praticam a filosofia de comprar na baixa e vender na alta. Porém, como é preciso sempre deixar as empresas com 0,2% de participação, esses ETFs acabam tendo mais gastos com corretagem (comprando e vendendo ações).

Além disso, o peso de cada setor vai ser relativo ao número de empresas. Assim, em um setor que tem 50 empresas dentro do S&P, seu peso será de 10% [(50/500) x 100 = 10%].

Por causa disso, setores antes pequenos no S&P 500, como o de Utilidades e Real Estate, acabam ganhando mais espaço. Por ter uma exposição maior em empresas menores, o índice de pesos iguais acaba sendo mais volátil, pois empresas menores são mais voláteis.

O S&P 500 Equal Weight Index é rebalanceado trimestralmente para coincidir com o ajuste trimestral de ações do S&P 500, que ocorre na terceira sexta-feira de cada trimestre. 

Uma das vantagens dos ETFs de pesos iguais é que em caso de uma queda de um setor importante para o mercado, como o de tecnologia, esses fundos vão sofrer menos. Ao passo que pode realizar ganhos, se setores menores crescerem. Esses fatores fazem com que ETFs do S&P de peso total e ETFs de pesos iguais acabam tendo desempenhos bem diferentes, embora invistam nas mesmas empresas.

ETF RSP

O Invesco S&P 500 Equal Weight (RSP) é um dos  ETFs de pesos iguais mais famoso do mercado, ele segue o índice S&P 500 Equal Weight. Ele tem um patrimônio total de mais de 12 bilhões de dólares, o que não é muito grande comparado aos mais famosos ETFs que seguem o S&P tradicional. Só o VOO (Vanguard S&P 500) tem mais de 500 bilhões de dólares de patrimônio. 

O RSP é negociado na NYSE Arca, ou Archipelago Exchange, que é uma bolsa incorporada a Bolsa de Valores de Nova York, porém com sede em Chicago. As unidades do RSP são negociadas a mais ou menos 110 dólares, e a taxa de administração cobrada pela gestora Invesco é de 0,20% ao ano. 

Esse ETF tem um beta (volatilidade) maior do que a dos tradicionais fundos que seguem o S&P, juntamente por ter uma exposição maior à empresas de menor porte. Entretanto, ele é mais diversificado, pois não tem uma grande exposição ao setores mais predominantes, como o de tecnologia. 

By Anna Kesya Lima

Acredita que o planejamento e a educação financeira podem fazer com que qualquer meta de vida seja alcançada. Busca difundir a administração de dinheiro de forma simples e eficaz através de investimentos.