logos nubank

O Nubank atualizou o seu modo ‘guardar’ da sua conta de pagamento com as novas Caixinhas. Agora podemos guardar nosso dinheiro de maneira separada em diferentes compartimentos. Mas será que esse é um bom investimento?

Nas Caixinhas podemos escolher o rendimento padrão de 100% do CDI ou fundos de investimentos.

Podemos criar quantas Caixinhas nós quisermos, mas na plataforma já podemos encontrar algumas Caixinhas pré-prontas, como Reserva de emergência, Meu sonho de consumo, e Fazer uma viagem. Assim, você já pode direcionar seu dinheiro da forma que desejar e começar a economizar.

Quanto rende?

Existem rendimentos que são sugeridos pelo Nubank, de acordo com o perfil da pessoa, mas o mais comum é render o mesmo que a conta do Nubank, ou seja, 100% do CDI. Esse tipo é formado por um investimento de renda fixa chamado RDB. Isso significa que você vai emprestar seu dinheiro para um banco ou instituição financeira, e receber juros de volta.

Quer saber como economizar mais e pagar suas dívidas de forma rápida? Temos um guia completo sobre o assunto.

Também existe a opção de rendimento de acordo com o fundo de Renda Fixa, nesse caso, é um rendimento mais imprevisível, que pode ou não ter um rendimento maior do que o CDI ao longo do tempo.

Um fundo de investimento acontece quando várias pessoas reúnem seu dinheiro e um grupo de gestão escolhe a melhor opção para investir esse dinheiro.

Quando você escolhe investir na opção de fundo, esse dinheiro vai ser destinado para o Fundo Nu Reserva Imediata, que atualmente está com rendimento acumulado de 109% do CDI.

Mas precisamos ficar atentos, pois como todos os fundos de investimentos, ele tem um tipo de antecipação do desconto do imposto de renda. 

Essa antecipação acontece duas vezes ao ano e é chamada de ‘come-cotas’. Esse valor é cobrado pelos rendimentos e não no valor total do nosso aporte. Assim, tudo que rendeu naquele período de 6 meses, vai ter uma antecipação do pagamento desse imposto de renda.

Outra informação que temos que ter em mente é que as Caixinhas de RDB tem a proteção do FGC (que é a mesma garantia da poupança) e ainda tem liquidez diária, ou seja, você pode tirar seu dinheiro a qualquer momento. Já as Caixinhas que escolherem o fundo de investimentos, não possuem a proteção do FGC.

Também há a possibilidade de programar seus investimentos mensais no aplicativo do Nubank. Assim, a quantidade específica de  dinheiro que você programou vai para a Caixinha automaticamente, no dia que você escolheu.

By Anna Kesya Lima

Acredita que o planejamento e a educação financeira podem fazer com que qualquer meta de vida seja alcançada. Busca difundir a administração de dinheiro de forma simples e eficaz através de investimentos.