Logo quando começam os casos de covid-19 no Brasil, eu acordava todos os dias para abrir meu celular e checar as últimas notícias sobre o assunto, um semana depois eu sabia tudo sobre a doença e estava 100% mais estressada e ansiosa. Sem falar que estava esquecendo das minhas outras obrigações.
Como estabelecer uma rotina na quarentena
Depois desse tempo resolvi diminuir meu consumo de mídia. Isso não estava me ajudando a lidar melhor com a doença, apenas estava enchendo minha cabeça com coisas que estão além do meu alcance. Logo, decidi aplicar a chamada Ignorância Seletiva nessa área.
Ignorância Seletiva
A Ignorância Seletiva nada mais é do que escolher estrategicamente as mídias que você vai consumir. Saber quantos eram os casos diários de covid-19 na minha cidade não estava me ajudando a me prevenir da doença. Então, decidi ler tudo o que eu precisava fazer para não adquirir/espalhar a doença e parei de acompanhar os jornais completamente.
Essa simples mudança já me acalmou 100% e me permitiu pensar em outras coisas fora a covid-19.
Planeje sua rotina
Logo depois, decidi colocar no papel uma rotina para focar nas coisas que estavam sob meu controle.
Nessa rotina adicionei leituras diárias, escrever no blog, fazer exercícios, cozinhar e atividades de lazer, como assistir filmes e jogar jogos de tabuleiro, etc.
Assim, quando eu acordava pela manhã, já sabia exatamente o que era para fazer e qual era o horário de cada atividade. Isso me deixou mais segura e me deu uma sensação de produtividade.
Separe um local da casa para trabalhar
O próximo passo foi separar um lugar específico para trabalhar e outro lugar para relaxar.
Normalmente, gosto de trabalhar na sala e deixo o quarto como uma área exclusiva para descanso. Assim, quando estou na sala, meu cérebro já entende que aquele é um lugar específico para trabalho, ficando mais fácil me concentrar para fazer apenas aquela atividade.
Quando estou trabalhando gosto de agrupar blocos de tempo para realizar apenas uma tarefa. Fazer duas coisas ao menos tempo, pode até dar a impressão de produtividade, mas na verdade o que acontece é que nenhuma das tarefas é feita com concentração. O que faz a tarefa se estender por mais tempo.
Eu gosto de colocar o cronômetro do celular para separar quanto tempo eu tenho para fazer apenas a tarefa X. Por exemplo, para escrever esse artigo eu separei 1 hora ininterrupta para escrever, revisar e postar. O mesmo vale para leitura ou exercícios. Quando você separa uma hora determinada para fazer apenas uma atividade, você garante que ela vai ser feita de forma rápida e com qualidade.
Quer saber como economizar mais e pagar suas dívidas de forma rápida? Temos um guia completo sobre o assunto.
Lei de Parkinson
Outra técnica que gosto de usar é a Lei de Parkinson. Essa lei fala que uma tarefa vai perdurar o tempo que tivermos para fazer ela. Por exemplo, se eu tivesse 3 horas para escrever esse artigo, eu provavelmente utilizaria essas 3 horas inteiras. Como tenho apenas 1, devo fazer o possível para acabá-lo nesse período. Assim, colocar prazos nas suas atividades é algo primordial.
Princípio de Pareto
Agora, existem atividade que realmente não precisam ser feitas, para isso eu utilizo o princípio de Pareto ou princípio do 80/20. Esse princípio fala que 80% dos resultados vêm de 20% dos esforços. Logo, identifico as coisas que realmente vão trazer resultados para meu trabalho e foco nelas. Por exemplo, é muito mais vantajoso para mim escrever um artigo aqui no blog, do que um post no Instagram, pois meu público é mais adepto a conteúdos mais abrangentes sobre investimentos e empreendedorismo. Assim, gasto mais tempo fazendo artigos do que nas redes sociais.
Conclusão
Essas foram as minhas dicas para ter mais produtividade e saúde mental nessa quarentena. Esses são tempos difíceis mas que com certeza vão passar. Por isso, devemos nos concentrar em fazer o melhor possível para continuarmos fazendo o que gostamos de forma mais eficaz.
Muitas dessas ideias foram tiradas do livro Trabalhe 4 horas por semana, do autor Tim Ferriss. Para quem se interessa em produtividade é uma ótima leitura.
Gostou do artigo de hoje? Comente aqui embaixo!
Obrigada.