Lâmpada acessa

Todas as decisões da sua vida são feitas por você. O que você vai estudar, onde você vai trabalhar, quais livros você vai ler, como você vai alocar seu tempo são todas decisões suas.

Assim, mesmo que você não seja um empresário, você é um chefe: o chefe de você mesmo!

Logo, se você não está satisfeito com sua conta bancária ou com suas atividades do dia a dia, ou até o modo como você se vê, então você não está sendo um bom chefe.

Ainda mais se seu chefe for um descontrolado que investe o dinheiro de sua empresa (ou seja, seu próprio dinheiro) em qualquer coisa que parecer mais atrativa, se nem ao menos saber o que ela é.

Mas você pode escolher olhar para você com respeito e admiração e se tornar um bom chefe. Você só precisa ser estratégico sobre as coisas que você quer fazer e as coisas que você não quer fazer.

Você só precisa tomar uma decisão e não ser situacional e ficar retornando para sua decisão a cada 5 minutos. Se você decidiu que iria ter 12 meses do seu salário em um CDB para emergências. Você não precisa ficar remoendo suas escolhas toda vez que ver um bem de consumo que você deseja. O dinheiro do CDB não é para comprar coisas é para emergências.

Assim como tudo na vida, quando começamos a investir devemos fazer escolhas. E fazer escolhas como um bom chefe.

Você deve ter metas que vão fundamentar suas escolhas, caso contrário você ficar remoendo suas decisões diversas vezes. E é dessa forma que investidores acabam perdendo tudo na bolsa de valores. 

Se você não tiver metas para embasar suas decisões, fica mais fácil ser levado a comprar o “investimento do momento”.

Mas não é fácil ser um bom chefe. Você tem que ser consistente. Tem que trabalhar todo o dia para manter sua convicção e seu respeito.

Mas ser um bom chefe fica mais fácil quando praticamos todo o dia.

Pratique colocar suas metas no papel. Pratique tomar decisões baseadas nessas metas. Pratique dizer não para todo o resto que não faça parte das suas metas. É dessa forma que nos tornamos bons chefes e é dessa forma que prosperamos no mercado financeiro.

Quer aprender a fazer um orçamento e planejar suas metas? Baixe nosso ebook gratuito sobre planejamento financeiro.

By Anna Kesya Lima

Acredita que o planejamento e a educação financeira podem fazer com que qualquer meta de vida seja alcançada. Busca difundir a administração de dinheiro de forma simples e eficaz através de investimentos.