content pixie l6I8jpzKJQU unsplash

Em seu blog, Peter Adeney, afirma que existe uma receita para a felicidade do ser humano. 

Para ele, todos precisamos de liberdade, saúde, amizade, privacidade, comunidade, trabalho significativo, e filosofia de vida. Veja uma adaptação do quadro do autor abaixo:

1

Fonte: Blog Mister Money Mustache

Peter Adeney compara sua vida a sete anos atrás, antes dele ser famoso. Ele relata que sua vida antes já havia muitos dos elementos da receita de felicidade, e no decorrer dos sete anos, ele faz alguns upgrades em sua vida, como comprar uma casa melhor, um carro melhor, adquirir fama no nicho de educação financeira, além de ter muito mais dinheiro do que ele tinha antes, mas mesmo com todos esses upgrades, a vida dele continua tão feliz como era antes. Assim, segundo Peter, essas supostas melhorias na sua vida, não aumentaram sua felicidade geral. O escritor afirma que no momento que adquiriu esses bens houve sim um pico maior de felicidade, mas depois de alguns dias, sua vida voltou ao nível normal de felicidade de antes.

Quer aprender os 10 passos para ficar rico? Temos um livro que vai te ensinar o caminho!

Assim, podemos entender que comprar coisas novas, não afeta muito nosso nível de felicidade. Os fatores que mais importam para nos sentirmos bem e realizados em nossa vida, são os fatores da “receita” mostrada na imagem. Se estamos saudáveis e temos tempo para aproveitar nossa vida, tendo nossa privacidade respeitada, nos sentimos bem. Se podemos compartilhar esses momentos com nossos amigos e nossa comunidade, melhor ainda. Agora, se nosso trabalho é significativo, e podemos agir segundo a filosofia de vida que achamos que é condizente com nossos valores, somos felizes. Mais do que isso, só vai trazer um pico de felicidade momentânea que tende a passar em algum momento. Na verdade, Peter também ilustra como esse tipo de melhoras de vida agem em nossa vida:

2

Fonte: Blog Mister Money Mustache

Como podemos ver na ilustração, existe mesmo uma mudança na nossa felicidade após a compra, mas esse benefício é passageiro. Pouco tempo depois, voltamos ao nosso nível normal de felicidade, ou pior, se tivermos contraído dívidas para comprar o novo item, nossa felicidade tende a diminuir. 

Dessa forma, podemos entender que temos uma base de referência para nossa felicidade, que só podemos modificar de forma permanente alterando os sete componentes da “receita da felicidade”. Assim, componentes como um carro caro, um apartamento luxuoso, ou roupas de marca não tem grande influência sobre essa base de referência, a não ser que seja no curto prazo. 

A grande sacada para criar objetivos financeiros é entender quais são nossos pontos fortes e fracos, e organizar nossa vida em torno desses pontos.

A primeira prática é tentar ver nossas compras em uma perspectiva de um ano no futuro. Sempre antes de comprar qualquer coisa, ou fazer um upgrade na sua vida, se pergunte: quão melhor vai ser a minha vida daqui a um ano, se eu fizer essa decisão de compra agora?

A segunda prática é colocar seu foco em upgrades que vão remover uma grande carga negativa na sua vida ou uma barreira para a sua felicidade. Por exemplo, se sua máquina de lavar roupa está dando problemas a tempos, e você tem que levar ela para o conserto a cada dois meses, seria interessante comprar uma máquina nova para acabar com esse stress. Entretanto, mudar seu celular iPhone do ano passado para um iPhone deste ano, provavelmente não vai fazer sua felicidade ser mais duradoura.

A terceira prática é ter fazer uma lista das suas prioridades principais na sua vida e deixar essa lista em um lugar visível. Em sua lista tente sempre colocar elementos da receita da felicidade, como metas relacionadas à saúde, liberdade financeira e desenvolver novas habilidades.

By Anna Kesya Lima

Acredita que o planejamento e a educação financeira podem fazer com que qualquer meta de vida seja alcançada. Busca difundir a administração de dinheiro de forma simples e eficaz através de investimentos.