Certificado de Recebível Imobiliário - CRI: o que é e com funciona

 

Existem várias maneiras de se investir no mercado imobiliário, umas delas é através dos Certificados de Recebíveis Imobiliários ou CRIs. Nesse artigo, vamos saber o que é um CRI e como ele funciona.

Certificado de Recebível Imobiliário – CRI: o que é e com funciona

Os Certificados de Recebíveis Imobiliários (CRIs) são títulos de crédito com lastro imobiliário. Eles são investimentos de renda fixa, ou seja, funcionam com um empréstimo. 

Os CRIs podem ser emitidos apenas por companhias securitizadoras de recebíveis imobiliários, que são empresas especializadas em criar créditos em forma de renda fixa.

Esse investimento acontece quando uma empresa que concedeu inicialmente o crédito para uma construção imobiliária se utiliza de um CRI para receber todo o dinheiro de uma vez só, enquanto os investidores do CRI vão receber aos poucos ou na data de vencimento. A diferença é que os investidores recebem esse dinheiro acrescentado de juros. 

Assim, construtoras que venderam imóveis na planta para serem quitados em anos, procuram as securitizados que transformam essas dívidas em um CRI e investidores podem comprar esse CRI e receber o montante inicial mais o juros prometidos pelo CRI.

Os CRIs são um dos principais meios para arrecadar dinheiro para financiar transações imobiliárias. Por funcionar através de um financiamento imobiliário, uma das características dos CRIs é seu longo tempo de duração

Riscos dos CRIs

O maior risco dos CRIs é o risco de crédito, ou seja, o não pagamento por parte da empresa. Mas esse risco pode ser amenizado com a escolha de CRIs de empresas confiáveis e com um bom histórico de pagamento. 

Outro ponto negativo é que os CRIs não são garantidos pelo FGC. O FGC (Fundo Garantidor de Crédito) é o seguro de 250 mil reais garantido ao investidor para alguns produtos de renda fixa, como CDB, LCI, LCA e poupança. Este seguro também protege o dinheiro que está em conta corrente, pois esse é considerado crédito. 

Informações sobre CRIs

Os melhores sites para encontrar informações sobre os CRIs são os sites na Anbima e da B3.

No site da Anbima (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiros e de Capitais) posta diversos conteúdos sobre dados de emissão, dados de evolução e ainda vários guias para calcular rendimentos de CRIs.

Já no site da B3 (Bolsa, Brasil, Balção) são dispostos materiais explicando como funcionam os CRIs, além de listas com todos os CRIs negociáveis, histórico de negociações e prospectos (documentos) iniciais.

Alguns fundos de investimentos imobiliários (FIIs) extraem renda dos CRIs.

Quer saber mais sobre Fundos Imobiliários? Temos um e-book completo sobre o assunto.

Conclusão 

Os CRIs são investimentos de renda fixa com lastro imobiliário. Eles são bastante rentáveis, mas possuem certos riscos, como o risco de calote e a falta de garantia do FGC.

Gostou do artigo de hoje? Comente aqui embaixo!

Obrigada. 

By Anna Kesya Lima

Acredita que o planejamento e a educação financeira podem fazer com que qualquer meta de vida seja alcançada. Busca difundir a administração de dinheiro de forma simples e eficaz através de investimentos.