Duas mulheres analisando documentos

 

Saber ler os documentos contábeis das empresas é o primeiro passo para fazer uma escolha consciente de investimento. No artigo de hoje, vamos saber o que é CAPEX e como entender esse indicador.

CAPEX: o que é e como entendê-lo

CAPEX (capital expenditure) são os gastos em capital feitos por uma empresa. 

Um negócio possui vários ativos imobilizados, que são cadeiras, computadores, mesas, automóveis, etc. Esses ativos ficam velhos com o tempo e precisam ser trocados. A vida útil desses ativos é tabelada, por exemplo um computador duram 5 anos até ele ser trocado pela empresa. A cada ano esse computador deprecia um pouco, e esses gastos são contabilizados pela empresa .

O CAPEX é o dinheiro que a empresa tira do seu caixa para repor a depreciação desses bens imobilizados. 

Ele é uma rubrica dentro da Demonstração do Fluxo de Caixa. Esse documento contábil mostra todas as transações que a empresa fez com sua conta-caixa, que é o dinheiro utilizado para realizar as operações da empresa.

Uma empresa com o CAPEX alto indica que ela está investindo em seu crescimento, pois deve está construído mais lojas que precisem comprar mais bens imobilizados.

Por outro lado, uma empresa com um CAPEX baixo mostra que ela está apenas repondo a depreciação dos bens que ela já tem.

Analisando o CAPEX

Um indicador utilizado para observar a expansão de uma empresa é o CAPEX/ depreciação.

Lembrando que a depreciação calcula quanto um ativo tangível – como maquinários, caminhões, móveis de escritório – perdeu de seu valor naquele ano.

Quando o CAPEX/depreciação é maior que 1, isso significa que a empresa está investido mais do que seus bens estão depreciando, logo ela está em crescimento. 

Ao passo que, se esse indicador for menor que 1, a empresa não está repondo sua depreciação. Assim, podemos esperar dinheiro saindo do caixa para comprar novos ativos em breve.

Quer saber como analisar ações? Temos um guia completo sobre o assunto.

Conclusão 

O CAPEX é uma rubrica muito importante para entender quanto a empresa está investindo nela mesma. Ela mostra se a empresa está em um momento de crescimento ou se ela está apenas mantendo suas operações do tamanho que elas estão.  

Gostou do artigo de hoje? Comente aqui embaixo!

Obrigada. 

By Anna Kesya Lima

Acredita que o planejamento e a educação financeira podem fazer com que qualquer meta de vida seja alcançada. Busca difundir a administração de dinheiro de forma simples e eficaz através de investimentos.