papeis financeiros

 

O bottom line é um indicador de rentabilidade importante. No artigo de hoje, vamos saber o que ele é e como entendê-lo.

Bottom line: o indicador mais importante para os investidores

Bottom line ou lucro líquido é o indicador mais importante, pois mostra quanto do lucro resta para os acionistas, ou seja, para os investidores. Ele é conhecido como bottom line (linha de baixo), pois é encontrado  na última  linha da Demonstração do Resultado de Exercício (DRE).

Quer saber como analisar ações? Temos um guia completo sobre o assunto.

Quando a empresa vende seus produtos ou serviços, ela recebe sua receita bruta, ou seja, todo o dinheiro referente a suas vendas. Desse valor são descontados impostos, o custo de operação da empresa toda e outros valores. No fim, o que resta é o lucro líquido.

Assim, esse valor é o que a empresa realmente lucrou no período.

Esse lucro líquido pode ter duas destinações: (1) a empresa pode distribuí-lo na forma de dividendos para seus acionistas; ou (2) ela pode reinvestir em suas operações e aumentar sua rentabilidade. Ambos os casos são bons para os acionistas pois ou vai ocorrer uma distribuição que cairá na conta da corretora ou o negócio vai expandir e ficar cada vez maior, aumentando o patrimônio dos acionistas.

Empresas de crescimento e empresas de dividendos

Essa escolha também vai depender da maturidade da empresa, se ela é uma empresa jovem com bastante espaço para crescimento em seu setor, ela vai preferir usar esse lucro líquido para aumentar suas operações. Chamamos esses negócios de empresa de crescimento. Um exemplo dessas empresas são Amazon, Facebook, Google (Alphabet), etc.

Empresa mais maduras e já bem estabilizadas no mercado, precisam reinvestir pouco em suas operações. Assim, a maioria do seu lucro líquido vai para distribuição de dividendos. Por isso, essas empresas são chamadas de empresas de dividendos. Nos Estados Unidos existe a classificação das chamadas Dividend Aristocrats, que são empresas que estão a mais de 25 anos distribuindo e aumentando seus dividendos. Algumas dessas empresas são Procter & Gamble, Coca-Cola, Johnson & Johnson, Colgate-Palmolive, etc.

Quer começar a investir no exterior? Temos um ebook que explica o passo a passo para você.

Conclusão 

Bottom line é a demonstração do lucro líquido das empresas. Bons negócios mantém um lucro líquido consistente e crescente no decorrer dos anos.

Gostou do artigo de hoje? Comente aqui embaixo!

Obrigada. 

By Anna Kesya Lima

Acredita que o planejamento e a educação financeira podem fazer com que qualquer meta de vida seja alcançada. Busca difundir a administração de dinheiro de forma simples e eficaz através de investimentos.