A criptomoeda que roubou a cena nesses últimos anos está sofrendo com uma das maiores quedas desde seu boom. No artigo de hoje, vamos discutir o que podemos aprender quando o Bitcoin despenca.
O Bitcoin despenca
Segundo o site da Bloomberd Business, o Bitcoin caiu quase 50% desde seu pico no começo do ano. No instagram da Bloomberd, eles afirma que “a maior criptomoeda está em curso para a sua sétima queda semanal, com cerca de US$ 730 bilhões em valor de mercado aniquilado em 2018 desde o pico de janeiro.”
Com essa constante queda, nós aqui do Blog Super Econômica queríamos trazer uma discussão sobre o Bitcoin.
Investimento x Especulação
Benjamin Graham, economista e autor do livro O Investidor Inteligente, já nos alertava sobre os tipos de investimentos que existem no mercado de capitais. Mas, uma das grandes contribuições de Graham foi estabelecer a diferença entre investir e especular.
Nas palavras do próprio Graham, “uma operação de investimento é aquela que, após análise profunda, promete a segurança do principal e um retorno adequado.” Ou seja, devemos ter em mente a proteção do dinheiro que investimos e ter a consciência que os ganhos não serão exorbitante, mas adequados para aquele tipo de investimento.
Pelo seu alto risco, pouca regularização e alta volatilidade, comprar Bitcoin é considerado especulação.
Graham lista 3 elementos importantes que devemos ter em mente antes de investir:
- você deve analisar exaustivamente um investimento antes de comprá-lo;
- você deve deliberadamente proteger-se contra prejuízos sérios;
- você deve aspirar a um desempenho “adequado”, não extraordinário.
Quer começar a investir no exterior? Temos um ebook que explica o passo a passo para você.
Em contrapartida, o autor também lista 3 modos de se especular de forma “não inteligente”:
- especulando quando você acha que está investindo;
- especulando seriamente em vez de ser apenas um passatempo, quando você não tem o conhecimento e a habilidade suficiente para isso; e
- arriscando mais dinheiro em especulação do que você pode perder.
O grande perigo do Bitcoin se encontram listado acima. Muitas pessoas compram essa criptomoeda achando que estão investindo. Mas, temos que ter em mente que esse dinheiro colocado ali pode ser facilmente perdido. Para evitar falir fazendo especulações, Graham aconselha destinar apenas uma pequena parte do capital total que o indivíduo possui para esses tipos de aventuras.
Além disso, o autor norte americano também alerta que “pessoas que investem fazem dinheiro para elas mesmas, pessoas que especulam fazem dinheiro para suas corretoras” (ou para suas Exchanges, nesse caso).
Sistema Monetário Digitalizado
Particularmente, eu não compro Bitcoins. Porém, vejo que estamos caminhando cada vez para um sistema monetário digitalizado. Pense bem, quando você vai ao supermercado ou ao shopping, você leva dinheiro físico ou cartões de crédito? E na hora de pagar as contas, você paga pelo aplicativo ou vai a uma lotérica?
Pois é!
Estamos caminhando para um sistema mais digitalizado, mas também temos que ter em mente os postulados de Benjamin Graham, que foi, importante dizer, um dos principais mentores de Warren Buffett, um dos maior investidor de todos os tempos. E, antes de fazer qualquer aquisição, temos que pensar se estamos investindo ou especulando.
Conclusão
Não só criptomoedas como o Bitcoin são consideradas especulação, existiram várias ondas como essa no passado e existirão várias no futuro. Como investidores, sempre devemos estar atentos para essas novas ondas e revisarmos nossos princípios antes de tomar qualquer decisão. Afinal, todos queremos ser investidores inteligentes.
Para saber mais sobre investimentos de verdade, aqui no blog temos um artigo completo sobre Renda Fixa e outro sobre Renda Variável que vão te deixar por dentro do mercado de capitais.
Gostou do artigo de hoje? Como você está vendo essa queda do Bitcoin? Comente aqui embaixo!
Obrigada!