stock exchange g23099706f 640

O que é melhor, investir em BDRs ou em ETFs brasileiros? Tanto as BDRs quanto alguns ETFs negociados aqui na nossa bolsa de valores, nos dão acesso a investimentos no exterior. 

BDRs ou ETFs: qual é o melhor?

As BDRs são recibos de ações estrangeiras negociadas na bolsa de valores brasileira. Por meio de BDRs, podemos investir em ações da Apple, da Disney, Microsoft, Coca-Cola e várias outras importantes empresas mundiais. Mas quando investimos em BDRs, precisamos pagar uma taxa de mais ou menos 4% sobre os dividendos que recebemos das ações americanas. 

Os ETFs brasileiros, por outro lado, cobram uma taxa de administração por volta de 0,20% ao ano sobre o patrimônio do fundo. Além disso, os mais importantes ETFs brasileiros que emulam o mercado americano, investem em outros ETFs nos Estados Unidos. Por exemplo, o IVVB11 vai investir em cotas de IVV, um ETF americano que segue as 500 maiores empresas. O IVV também tem uma taxa de administração de 0,03%. Então, no final estamos pagando duas taxas diferentes. E bem mais caras do que a taxa das BDRs, pois ela é excedida sobre o patrimônio, que é muito maior do que o valor dos dividendos pagos.

Quer aprender a escolher os melhores ETFs? Temos um livro completo sobre o assunto!

Além disso, BDRs costumam ter o preço de entrada bem mais acessível, por exemplo, a BDR do IVV é a BIVB39, ela é negociada a 63 reais. Ao passo que o IVVB11 é negociado a 274 reais. 

Por isso, acredito que investir em BDRs é mais interessante para o investidor que quer uma exposição ao exterior, já que ele vai ter menos descontos nos seus ganhos.

By Anna Kesya Lima

Acredita que o planejamento e a educação financeira podem fazer com que qualquer meta de vida seja alcançada. Busca difundir a administração de dinheiro de forma simples e eficaz através de investimentos.