Rua de nova Iorque

 

Entre os vários tipos de investimentos oferecidos no Brasil, existem alguns mecanismos para acessar outros mercados usando a nossa bolsa. No artigo de hoje vamos falar o que são BDRs e como podemos nos utilizar desses investimentos para diversificar nossa carteira.

O que são BDRs?

BDRs (Brazilian Depositories Recipientes) são direitos de ações internacionais que podem ser negociadas na bolsa de valores brasileira. Podemos encontrar esses produtos também com nome de Certificado de Depósito de Valores Mobiliários (CDVM).

Os BDRs, embora tenham lastro de ações, não são necessariamente isso. Eles funcionam como um fundo de investimentos, no qual investidores brasileiros se utilizam para obter exposição ao mercado estrangeiro investindo seus recursos através da B3

Desse modo, podemos ter acesso a participações de empresas como Berkshire Hathaway, Visa, HP, Starbucks, Disney etc. A maioria das empresas negociadas em forma de BDRs são dos Estados Unidos. Os códigos de negociação dos BDRs têm quatro letras e o número 34 no final. Alguns exemplos de códigos são: Berkshire Hathaway –  BERK34, Disney – DISB34, Microsoft – MSFT34 etc.

Assim, os BDRs tem sua cotação dependendo tanto do valor das ações estrangeiras atreladas a elas quando com relação a variação do câmbio. Porém, como os BDRs são negociados na bolsa brasileira, podemos adquirí-los usando nossa moeda, o Real.

Quer começar a investir no exterior? Temos um ebook que explica o passo a passo para você.

Tipos de BDRs

BDR não patrocinado

Os BDRs não patrocinados são emitidas quando uma instituição custodiante brasileira quer emitir BDRs de alguma empresa estrangeira. Logo, ela compra essas ações e coloca nesses certificados para negociação.  A instituição depositária também é responsável pela divulgação no mercado brasileiro de informações das empresas estrangeiras que compõem o BDR. Assim, eles recolhem os informes dessas empresas e as divulgarem em português para nosso mercado.

Esses BDRs são a maioria no mercado. Porém, é a obrigatório ser investidor qualificado para acessá-los; ou seja, para investir em BDRs não patrocinados é preciso ter pelo menos R$ 1 milhão investido em bolsa e assinar um documento provando ser investidor qualificado.

Algumas corretoras deixam investidores sem essa documentação negociarem esses ativos, porém a CVM (Comissão de Valores Mobiliários) é bem clara sobre esse proibição.  

BRD patrocinado

Os BDRs patrocinados são estruturados quando a empresa estrangeira quer que suas ações sejam negociadas na bolsa de valores brasileiras. Para isso, elas procuram uma instituição depositária para ser o custodiante de suas ações aqui no Brasil. Assim, essas instituições que vão oferecer os BDRs para negociação.

Dentre os BDRs patrocinados, existem três tipos diferentes, que são classificadas em nível I, II e III. Esses níveis são separados levando em conta a forma de negociação, exigências da CVM e como as informações desse ativo são divulgadas.

  • BDR nível I

É preciso ser investidor qualificado para investir nesses ativos, fazendo com que seu acesso seja restrito para poucos investidores.

  • BDR nível II e III

Esses são negociados exclusivamente na bolsa de valores ou no mercado de balcão. Embora existam poucos BDRs patrocinados nível II e III, qualquer pessoa pode investir neles.

Dividendos

Os BDRs pagam dividendos. Porém, essa distribuição sofre um tributação tanto lá fora quando aqui. O governo americano, diferente do brasileiro, taxa os dividendos. Além disso, as instituições depositárias desses certificados também descontam algumas taxas. Segundo o analista Tiago Reis, quem investe em BDRs recebe mais ou menos 65% dos dividendos pagos pelas empresas.

Entretanto, existem empresas que não pagam dividendos, como é o caso do Google, consequentemente, BDRs do Google também não vão distribuir dividendos.

Desvantagens dos BDRs

Claramente, o que afasta muitos investidores dos BDRs é a obrigatoriedade de ser investidor qualificado. Não é qualquer pessoa que possui 1 milhão em investimentos para ter acesso a esse produto.

A tributação desse ativo é semelhante às das ações brasileiras, mesmo sendo participações de ações estrangeiras; também como a corretagem que as corretoras cobram para negociar esse ativo. 

Porém, outro ponto negativo que vejo nesse ativo é a liquidez que é muito pequena. Isso ocorre pois existem poucas pessoas negociados BDRs na bolsa. Assim, demora um tempo para que a ordem de compra seja aceita. 

Quer saber mais sobre Fundos Imobiliários? Temos um e-book completo sobre o assunto.

Outras alternativas

Podemos investir no exterior simplesmente abrindo uma conta em uma corretora americana. Existem várias corretoras que atendem estrangeiros, como a TD Ameritrade e a Drive Wealth; elas também não cobram taxa custódia e taxa de valor mínimo de envio. O melhor é que tudo é feito pela internet, desde abrir a conta, até investir seus primeiros dólares.   

Conclusão 

BDRs são meios de investir no exterior pela nossa bolsa de valores brasileira. Existem tipos diferentes de BDRs: patrocinados e não patrocinados. A maioria desses ativos é apenas acessível para investidores qualificados.

Gostou do artigo de hoje? Comente aqui embaixo!

Obrigada. 

By Anna Kesya Lima

Acredita que o planejamento e a educação financeira podem fazer com que qualquer meta de vida seja alcançada. Busca difundir a administração de dinheiro de forma simples e eficaz através de investimentos.