aMXRF

 

O Maxi Renda é um dos fundos imobiliários mais populares da bolsa. No artigo de hoje vamos descobrir 7 dos sobre ele.

7 fatos sobre MXRF11

FII com a maior quantidade de cotistas

Atualmente, o MXRF11 é o fundo com mais cotistas da bolsa, ao todo são mais de 335 mil cotistas. Essa é uma quantidade relevante se compararmos com os 255 mil XP Malls, o segundo colocado. Muito dessa popularidade vem do fato que o Maxi Renda é negociado por volta de 10 reais, logo fica fácil comprar cotas desse fundo mesmo com poucos recursos. Lembrando que esse preço de negociação não significa que esse FII é mais barato que outros.

Função com XP Gaia

O Maxi Renda teve uma grande mudança em 2017, quando se fundio com o XP Gaia (XPGA11). O XP Gaia era um fundo que investia apenas em CRIs, e a gestora Gaia Securitizadora renunciou o fundo para a XP. 

O Maxi Renda já havia essa característica de diversificação, investindo em CRIs, FIIs, e algumas incorporações imobiliárias, mas com a fusão, passou a ter mais CRIs no portfólio.

Quer saber mais sobre Fundos Imobiliários? Temos um guia completo sobre o assunto.

Estratégia cada vez mais conservadora

O XP Gaia tinha muitos CRIs de alto risco, também chamados de High Yield, e com a fusão dos dois FIIs, a gestora XP Vista está cada vez mais girando a carteira do fundo para CRIs de menor risco, chamados de High Grade. Logo, o fundo está ficando cada vez menos arriscado.

Fundo com uma maior estratégia de diversificação

A estratégia do Maxi Renda inclui investir em CRIs, cotas de fundos imobiliários e alguma participação em desenvolvimento imobiliário. Com essa distribuição, ele acaba sendo o FII mais diversificado, por tipos diferentes de ativos, na bolsa. 

Grande exposição a CRI

Apesar de que o fundo tenha uma estratégia bem diversificada, a grande maioria dos proventos do Maxi Renda vem de CRI. Os Certificados de Recebíveis Imobiliários (CRIs) são títulos de crédito com lastro imobiliário. Eles são investimentos de renda fixa, ou seja, funcionam com um empréstimo. 

Essa grande presença de renda fixa pode ser vista no relatório do fundo, onde eles mostram que mais de 88% do lucro do FII vieram de juros de CRIs. Devido a esse resultado podemos dizer que o Maxi Renda é primeiramente um fundo de papel.

Diversificação de indicadores

Os ativos do fundo estão distribuídos principalmente entre dois importantes índices: CDI e IPCA. Segundo o relatório do fundo, 45% dos seus ativos são indexados ao CDI (Certificado de Depósito Interbancário), que tem a ver com a taxa de juros do país. A outra metade (48%, especificamente) está ligada ao IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), que é o índice que segue a inflação. Logo, ele possui uma boa distribuição em taxa de juros e inflação. 

Vencimentos no longo prazo

Boa parte dos ativos do fundo têm previsão de vencimento para 2028 em diante. Mas lembrando que o fundo tem mandato de gestão ativa, e isso faz com que o gestor tenha a liberdade de vender esses ativos antes do tempo de maturação.

By Anna Kesya Lima

Acredita que o planejamento e a educação financeira podem fazer com que qualquer meta de vida seja alcançada. Busca difundir a administração de dinheiro de forma simples e eficaz através de investimentos.