Ticker KNCR11

O KNCR11 (Kinea Rendimentos Imobiliários) é um dos fundos de papel mais famosos da bolsa de valores. No artigo de hoje vamos conhecer 7 fatos sobre esse FII para ajudar na sua análise de investimentos.

7 fatos sobre KNCR11

Carteira totalmente voltada para CRIs

A carteira do KNCR11 é voltada inteiramente para CRIs (Certificados de Recebíveis Imobiliários), atualmente 99,2% da carteira dos fundo é formado por esses títulos de renda fixa com lastro imobiliário.

CRIs são títulos nada padronizados. Eles podem fazer parte de financiamentos cimentos de construcoes de imoveis, ou podem agir como descontos de algures futuros, ou até títulos que financiam imóveis residenciais já pronto. Assim, esses são instrumentos bem versáteis.

O ponto forte dos CRIs são que sua renda é fixa, ou seja, o valor acordado no começo na negociação é mantido até o final do título. Uma realidade bem diferente dos aluguéis recebidos pelos fundos de tijolo, que sofrem revisionais periódicas e podem ser sujeitos a negociação em caso de crise econômica.

Isso faz com que fundo de papel em geral sejam interessantes em um cenário de aluguéis difíceis.

Entretanto, um dos principais pontos negativos dos fundos de papel é que eles não tem proteção interna contra a inflação. Em sua distribuição de dividendos, ele também distribui a correção monetária da inflação. Assim, pouco a pouco o patrimônio dos fundo vai se definhando.

Os investidores dos fundos de papel têm que ficar atentos para reinvestir parte dos dividendos para se manter protegidos da inflação e preservar seu poder de compra no longuíssimo prazo.

Relevância no IFIX

O KNCR11 é um dos maiores fundos em relevância no IFIX, índice do mercado de fundos imobiliários. O IFIX é a média dos maiores e mais líquidos FIIs do mercado.

Junto com outros FIIs da Kinea, o KNCR tem um dos maiores patrimônios do IFIX.

Foco em ativos High Grade

O fundo investe em sua maioria em CRIs High Grade, esse tipo de CRI tem devedores de alta qualidade, como grandes empresas.

Alguns CRIs do KNCR têm como devedores a Petrobras, Cyrela e MRV.

Existem várias garantias para esses CRIs. Quando um CRI financia um imóvel pronto, esse imóvel pode ser usado como garantia do pagamento, o que é chamado de Alienação Fiduciária de Imóveis.

Além disso, existe a cessão fiduciária de direitos creditórios, o qual o devedor do CRI sede títulos que ele tem a receber para o fundo como garantia do pagamento do CRI. Como se fosse uma empresa que tem dinheiro a receber de outra empresa e oferece esse pagamento futuro como garantia.

Outra garantia são fundos de reserva que devedores de CRIs, comprovam que possuem para honrar suas dívidas.

A maioria absoluta  das operações do fundo (cerca de 87% do patrimônio líquido) conta com garantias reais como alienação fiduciária de imóveis, cessão fiduciária de recebíveis e fundos de reserva.

Além disso, a maioria dos ativos que fazem parte do fundo são feitos de “CRIs exclusivos”, ou seja, CRIs que foram estruturados exclusivamente para atender as demandas do próprio fundo.

Alocação por setor

A alocação dos FII é distribuída, principalmente, de CRIs atrelados a lajes corporativas (45%), CRIs atrelados a shoppings (34%) e CRIs de construção civil (13%).

Indexado principalmente ao CDI

O principal objetivo do fundo é remunerar os cotistas com uma rentabilidade maior que 100% do CDI. Por causa disso, 91,3% dos seus títulos são indexados ao CDI. O restante está em caixa ou investido em CRIs indexados aos IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) e IGP-M (Índice Geral de Preços do Mercado).

Loan to value adequado 

O loan to value (LTV) é uma das principais métricas para analisar empréstimos. Seu cálculo é feito com o valor total do empréstimo dividido pelo total de garantias. 

Ele vai indicar a porcentagem de risco de um empréstimo, tendo em vista suas garantias.

Se o LTV é baixo, a dívida é pequena com relação ao valor da garantia. Porém, se ele for maior que 100%, significa que a dívida é maior que o valor da garantia

Essa é uma métrica importante para analisar o risco de calote de CRIs.

No KNCR11, o LTV dos CRIs de lajes corporativas varia entre 50% e 70%. Já o LTV de CRIs de shoppings estão entre 40% e 60%. Esse valor é adequado para esses tipos de operações. 

Quer saber mais sobre Fundos Imobiliários? Temos um guia completo sobre o assunto.

Direito de subscrição exclusivo

Um fato importante a ser observado nos fundos da Kinea é que eles só concedem direito de subscrição para correntistas do Itaú. Isso acontece pois a Kinea é uma plataforma de gestão pertencente ao Itaú Unibanco.

Isso pode ser um situação chata para investidores, como eu, que preferem utilizar bancos digitais para não precisar pagar taxa de manutenção.

Conclusão 

Esses foram os 7 fatos sobre o KNCR11. Lembrando que esse é apenas um panorama geral para introduzir você a esse fundo. Não deixe de fazer a análise dos relatórios gerenciais de pelo menos 5 meses para ter mais consciência em sua decisão de  compra ou de venda.

Gostou do artigo de hoje? Comente aqui embaixo!

Obrigada. 

By Anna Kesya Lima

Acredita que o planejamento e a educação financeira podem fazer com que qualquer meta de vida seja alcançada. Busca difundir a administração de dinheiro de forma simples e eficaz através de investimentos.