content pixie l6I8jpzKJQU unsplash

Quais são os principais hábitos que todos os investidores precisam ter? Descubra no artigo de hoje! 

1 – Investir todos os meses

Tudo que fazemos constantemente vira um hábito, e quando isso acontece não precisamos nem pensar duas vezes para fazer aquilo, a ação fica no piloto automático. 

Devemos tratar nossos investimentos como um hábito, que fazemos todos os meses. Eu, por exemplo, gosto de pagar minhas contas todas e fazer meus investimentos no mesmo dia. Assim, otimizo meu tempo e já faço todas as movimentações com dinheiro que preciso. No resto do mês não preciso mais me preocupar em investir, apenas no mês seguinte vejo qual a melhor opção no momento e faço meu aporte. Dessa forma, não preciso pensar duas vezes, e investir acabou virando um hábito.

2 – Ter metas de investimento

Você sabe por que videogames são tão viciantes? Porque eles têm metas que são facilmente alcançadas, a recompensa é quase que imediata. Quando alcançamos nossas metas, recebemos uma dose de dopamina, que é o hormônio responsável pela sensação de prazer e motivação.

Por isso, é sempre bom colocar metas para seus investimentos, por exemplo, até o fim do ano quero ter R$10.000 investidos. Metas de longo prazo também são boas para manter uma direção, mas também opte por metas de médio e curto prazo para que você se mantenha motivado e recebe a dose de dopamina necessária para continuar.

Importante também colocar metas que dependam de você, por exemplo, colocar metas sobre a rentabilidade de sua carteira não é uma boa ideia, pois você não tem controle sobre isso. Várias coisas podem acontecer no mercado que podem aumentar ou diminuir sua rentabilidade. A melhor maneira é colocar metas de poupança, assim você pode controlar seus gastos e conseguir investir mais. É sempre bom colocar uma meta ambiciosa mas não impossível. Algo que faça com que você se esforce, mas mesmo se você bombear alguns meses, você consiga alcançar sua meta.

Quer saber como economizar mais e pagar suas dívidas de forma rápida? Temos um guia completo sobre o assunto.

3 – Ter uma planilha

A melhor ferramenta para você acompanhar as suas metas é uma planilha. Particularmente, gosto de atualizar minha planilha a cada mês, quando recebo meu salário e invisto meu dinheiro. 

Na planilha também coloco a porcentagem que eu gostaria de ter em cada investimento. A melhor forma de não deixar seus sentimentos atrapalharem seus investimentos é construir regras para você mesmo. Por exemplo, vou ter 50% dos meus investimentos no exterior. Todo mês, quando você for fazer novos aportes, você vê se já chegou ao seu ideal e investe em outros ativos. Eu utilizo um gráfico na minha tabela que me ajuda a enxergar isso. 

Ter regras estabelecidas é a melhor maneira de seguir uma boa rotina, mesmo que você não queira fazer algo por impulso ou tenha vontade de comprar uma ação só porque ela está subindo, as regras predeterminadas lhe puxam de volta para a realidade. E isso funciona para todas as áreas, seja para investimentos, gastar dinheiro, exercícios, alimentação ou trabalho.

By Anna Kesya Lima

Acredita que o planejamento e a educação financeira podem fazer com que qualquer meta de vida seja alcançada. Busca difundir a administração de dinheiro de forma simples e eficaz através de investimentos.